História
A história do Fiat Marea (e dos carros que foi derivado,os Fiat Bravo e Brava) começou em 1991 na Europa,ainda com o Tempra em produção naquele continente. O Marea ganhava seus primeiros traços, com Mauro Basso desenhando o sedã e Antonio Piovano crianda a versão Weekend. Estes esboços já denunciavam alguns traços definitivos no carro final, como as formas arredondadas, os faróis de perfil baixo, e as lanternas traseiras nas colunas, presentes na Weekend.
Estavam trabalhando no carro os centros de estilos da Fiat e institutos italianos, entre eles, ItalDesign. Após a definição das linhas, criadas simultaneamente pelos estúdios italianos e os centros de Design da Fiat, o carro era lançado na Europa no ano de 1996. Neste ano, já haviam sido feitos testes do veículo no Brasil, e seu lançamento no mercado brasileiro ocorreu em Maio de 1998, tendo o Tempra ainda em produção até o fim daquele ano. O Brava só veio em 1999. Em 2002, o Fiat Stilo tirava o Brava (e o Bravo, na Europa) de linha, e era uma questão de tempo para que o Marea Weekend desse lugar à Stilo MultiWagon na Europa. O Brava durou pouco junto com o Stilo, e em 2003 já não era mais produzido no Brasil. O Marea e sua versão Weekend persistiam na linha de montagem (já com a adoção das novas lanternas triangulares no sedã).
Em 2005, como tentativa de atrair seu público novamente, ganhou retoques estéticos, como molduras de faróis e grades cromadas, e o uso da tecnologia Bluetooth entre seus atrativos. Mas isso não bastou, e em 2007 sobrou apenas a versão 1.6 16V, com as outras versões mais potentes retiradas de linha. No fim desse ano, restavam os últimos Marea e Marea Weekend, até que sumissem completamente das lojas, deixando apenas saudades do carro confortável e de bom desempenho (foi o carro mais potente do Brasil em sua versão Turbo) e até hoje é o carro mais rápido ja fabricado no Brasil, citando como exemplo o 0 a 100 em 7,2 segundos e maxima de 227km/h.
Em 2008 o Marea saiu de linha no Brasil dando lugar ao Fiat Linea, que até hoje não está atingindo o sucesso que era esperado. O carro foi muito reduzido em tamanho, conforto, acessórios e performance em relação ao Marea. Tudo levando a política da Fiat Brasil de reduzir custos de produção dos seus carros em detrimento da qualidade e performance.
Motores & Versões
Foi oferecida uma vasta lista de motores e versões ao longo do tempo, sendo que cada versão tinha um certo motor.
Sedan: 1998 - 2000
Marea HLX 2.0 20V.
Marea ELX e Marea SX 2.0 20V*.
Marea Turbo 2.0 20V
2001 - 2004
Marea SX 1.8 16V.
Marea ELX 2.4 20V.
Marea HLX 2.4 20V.
Marea Turbo 2.0 20V.
2005 - 2007
Marea SX 1.6 16V.
Marea ELX 1.8 16V.
Marea HLX 2.4 20V.
Marea 2.0 20V Turbo.
2007 - Fevereiro de 2008
Marea SX 1.6 16V.
Weekend:
1998 - 2000
Marea Weekend HLX 2.0 20V.
Marea Weekend HLX e Marea Weekend SX 2.0 20V*.
Marea Weekend Turbo 2.0 20V.
2001 - 2004
Marea Weekend SX 1.8 16V.
Marea Weekend ELX 2.4 20V.
Marea Weekend HLX 2.4 20V.
Marea Weekend Turbo 2.0 20V.
2005 - 2006
Marea Weekend SX 1.6 16V.
Marea Weekend ELX 1.8 16V.
Marea Weekend HLX 2.4 20V.
Marea Weekend 2.0 20V Turbo.
2006
Marea Weekend SX 1.6 16V.
Marea Weekend ELX 1.8 16V.
Marea Weekend HLX 2.4 20V.
Marea Weekend 2.0 20V Turbo.
2007
Marea Weekend SX 1.6 16V.
Motores:
Todos estão em ordem de lançamento.
2.0 20V, 142 cv.
*2.0 20V, 127 cv(com redução de potência, para baratear o imposto).
2.0 20V Turbo, 182 cv(com turbocompressor Garrett TB28/10, com 1,2 BAR)
1.8 16V, 132 cv.
2.4 20V, 160 cv.
1.6 16V, 106 cv.
Versões x Motores
1998
SX e Weekend SX - 2.0 20V(127 cv), 5 Marchas, manual.
ELX e Weekend ELX - 2.0 20V, 5 Marchas, manual.
HLX e Weekend HLX - 2.0 20V, 5 Marchas, manual.
Turbo e Weekend Turbo - 2.0 20V Turbo, 5 Marchas, manual, com inibidor de marcha ré.
1999
SX e Weekend SX - 2.0 20V(127 cv), 5 Marchas, manual.
ELX e Weekend ELX - 2.0 20V(127 cv), 5 Marchas, manual.
HLX e Weekend HLX - 2.0 20V(127 cv), 5 Marchas, manual.
Turbo e Weekend Turbo - 2.0 20V Turbo, 5 Marchas, manual, com inibidor de marcha ré.
2000
SX e Weekend SX - 1.8 16V, 5 Marchas, manual.
ELX e Weekend ELX - 2.4 20V, 5 Marchas, manual.
HLX e Weekend HLX - 2.4 20V, 5 Marchas, manual.
Turbo e Weekend Turbo - 2.0 20V Turbo, 5 Marchas, manual, com inibidor de marcha ré.
2001
SX e Weekend SX - 1.8 16V, 5 Marchas, manual.
ELX e Weekend ELX - 2.4 20V, 5 Marchas, manual.
HLX e Weekend HLX - 2.4 20V, 5 Marchas, manual.
Turbo e Weekend Turbo - 2.0 20V Turbo, 5 Marchas, manual, com inibidor de marcha ré.
2002
SX e Weekend SX - 1.8 16V, 5 Marchas, manual.
ELX e Weekend ELX - 2.4 20V, 5 Marchas, manual.
HLX e Weekend HLX - 2.4 20V, 5 Marchas, manual.
Turbo e Weekend Turbo - 2.0 20V Turbo, 5 Marchas, manual, com inibidor de marcha ré.
2003
SX e Weekend SX - 1.8 16V, 5 Marchas, manual.
ELX e Weekend ELX - 2.4 20V, 5 Marchas, manual.
HLX e Weekend HLX - 2.4 20V, 5 Marchas, manual.
Turbo e Weekend Turbo - 2.0 20V Turbo, 5 Marchas, manual, com inibidor de marcha ré.
2004
SX e Weekend SX - 1.8 16V, 5 Marchas, manual.
ELX e Weekend ELX - 2.4 20V, 5 Marchas, manual.
HLX e Weekend HLX - 2.4 20V, 4 Marchas, automática.
Turbo e Weekend Turbo - 2.0 20V Turbo, 5 Marchas, manual, com inibidor de marcha ré.
2005
SX e Weekend SX - 1.6 16V, 5 Marchas, manual.
ELX e Weekend ELX - 1.8 16V, 5 Marchas, manual.
HLX e Weekend HLX - 2.4 20V, 4 Marchas, automática.
Turbo e Weekend Turbo - 2.0 20V Turbo, 5 Marchas, manual, com inibidor de marcha ré.
2006
SX e Weekend SX - 1.6 16V, 5 Marchas, manual.
ELX e Weekend ELX - 1.8 16V, 5 Marchas, manual.
HLX e Weekend HLX - 2.4 20V, 4 Marchas, automática.
Turbo e Weekend Turbo - 2.0 20V Turbo, 5 Marchas, manual, com inibidor de marcha ré.
2007
SX e Weekend SX - 1.6 16V, 5 Marchas, manual.
isso é carro de 1 semana por mês
ResponderExcluirpq o resto das 3 semanas vive na oficina
Isto é carro para quem pode ter um carro de verdade. A tecnologia não está acompanhada aqui no Brasil. Melhor carro que já tive. Hoje tenho um lixo de um vectra 2009 que estou torrando para me ver livre dele, ja tive New Civic e fiz quase uma doação do carro. Focus ja tive e não chega aos pés de nenhum destes citados acima.
ResponderExcluirSe alguém me vir falar em golzinho é porque não conhece nada de carro mesmo.
Saudades do meu Marea Week, que o a mulher que me fez trocar esteja hoje no inferno. Vou procurar outro e arretar inteiro.
carrao, tenho o meu a 10 anos e nunca me encomodou, esta com 160 000 km e até agora o motor ta show, cuido muito da agua oleo, amo esse carro,
ResponderExcluir