O Puma GT foi um automóvel esportivo brasileiro fabricado no Brasil e na África do Sul, tendo sido o primeiro modelo a ser produzido com a marca Puma. Em seu período inicial de fabricação, em 1967, usando chassis e mecânica da marca DKW, por esta razão os primeiros pumas ficaram posteriormente conhecidos
como Puma DKW. A Puma Veículos e Motores Ltda produziu aproximadamente 170 destes automóveis, e estabeleceu um conceito que utilizou até 1985: projetar e fabricar carroceria em fibra de vidro, montar esta carroceria sobre plataforma de veículo de passeio, com motor e suspensão modificados para melhor desempenho e agregar um acabamento compatível com um carro de proposta esportiva. Este conceito, além de manter o automóvel em produção durante 20 anos, viabilizou a criação de um fabricante brasileiro de automóveis e caminhões.
Com o fim das atividades da Vemag, o Puma GT passou a ter chassis de Karmann Ghia e mecânica Volkswagen a partir de 1968. Esta segunda versão do Puma GT a versão 1500, conhecida como P2, foi fabricada entre março de 1968 e 1970, também com motor e suspensão modificados para melhor desempenho e uma carroceria completamente redesenhada, mais moderna. Tinha como inspiração o Lamborghini Miura.
Este modelo inaugurou as linhas gerais dos "puminhas" que foram mantidas até o final de sua produção em 1995.
Atualmente a designação Puma GT é muitas vezes equivocadamente aplicada a todos os Pumas com mecânica VW, os "Puminhas".
Os pumas GT da segunda geração e os primeiros GTE são chamados de "Puma Tubarão".
Histórico
Em 1966 surgiu o Puma GT (DKW), baseado no Malzoni GT, com retoques estéticos e qualidade geral melhorada.
Em 1968, A carroceria foi completamente redesenhada, foi chamada de P2 (projeto 2), a plataforma Karmann Ghia 1500 substitui a plataforma DKW, cuja fabricação foi interrompida após a aquisição da DKW pela Volkswagen.
Em 1970, o Puma GT é substituido pelo Puma GTE.
Ficha Técnica Básica
DKW (1967)
Velocidade máxima: aproximadamente 145 km/h
Aceleração: 0 – 100 km/h: 18,8
Peso: entre 890 e 900 kg.
Câmbio 4 marchas no chão.
Motor
dois tempos, 3 cilindros, lubrificação automática (dispensa mistura de óleo a gasolina)
981 cm³
Potencia 50 cv a 4.500 rpm
Carroceria
Comprimento: 3,99 m;
largura 1,60 m;
altura 1,20 m.
Material: Fibra de vidro.
P2 (1968 - 1970)
Velocidade máxima: aproximadamente 150 km/h
Peso: entre 640 kg.
Motor
quatro tempos, 4 cilindros, opostos, refrigeração a ar,
1493 cm³
Potencia 60 cv (44KW) a 4.400 rpm
Carroceria
Comprimento: 3,96 m
Largura: 1,58 m
Altura: 1,16 m
Entre eixos: 2,15 m
Material: Fibra de vidro.
16 de nov. de 2010
Carros que marcaram época - Puma GT
Postado por Huds
no dia
16:00
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