12 de mai. de 2010

Como surgiu a Internet ?


Se você falar sobre a história da Internet com um grupo de pessoas, é provável que alguém faça um comentário sarcástico sobre Al Gore ter alegado que a inventou. Na verdade, Gore afirmou que...



"tomou a iniciativa para a criação da Internet". Ele promoveu o desenvolvimento da rede tanto como senador quanto como vice-presidente dos Estados Unidos. Assim, como exatamente a Internet começou? Acreditem ou não, tudo começou com um satélite.

O ano era 1957 e a então União Soviética lançou o Sputnik, o primeiro satélite artificial. Os norte-americanos ficaram chocados com a notícia. A guerra fria estava no apogeu e Estados Unidos e União Soviética se viam como inimigos. Como a União Soviética era capaz de lançar um satélite ao espaço, era igualmente possível que fosse capaz de lançar um míssil contra a América do Norte.

O president Dwight D. Eisenhower criou a Agência de Projetos Avançados de Defesa (ARPA), em 1958, como resposta direta ao lançamento do Sputnik. O propósito da ARPA era conferir aos Estados Unidos vantagem tecnológica sobre outros países. Uma parte importante da missão da ARPA era a ciência da computação.

Nos anos 50, computadores eram aparelhos enormes que ocupavam salas inteiras e dispunham de apenas uma fração do poder e da capacidade de processamento de um moderno PC. Muitos computadores eram capazes de ler apenas fitas magnéticas ou cartões perfurados e não existia uma maneira de fazer com que computadores trabalhassem em rede.

O objetivo da ARPA era mudar essa situação. A agência procurou a ajuda da companhia Bolt, Beranek and Newman (BBN) para criar uma rede de computadores. A rede tinha de conectar quatro computadores, cada qual acionado por um sistema operacional diferente. A rede que resultou desse trabalho ficou conhecida como ARPANET.
Sem a ARPANET, a Internet não se comportaria como hoje e também teria aparência muito distinta - é possível que nem mesmo existisse. Ainda que houvesse outros grupos trabalhando na criação de redes de computadores, a ARPANET estabeleceu os protocolos utilizados na Internet hoje. Além do mais, sem a ARPANET, talvez fosse preciso um prazo muito maior para que alguém encontrasse maneiras de unir redes regionais em um sistema mais amplo.

As primeiras redes

Em 1973, os engenheiros começaram a procurar maneiras de conectar a ARPANET à rede de pacotes de rádio (PRNET). Uma rede de pacotes de rádio conectava computadores por meio de transmissores e receptores de rádio. Em vez de enviar dados por linhas telefônicas, os computadores utilizavam ondas de rádio. Foram necessários três anos, então em 1976 os engenheiros conseguiram conectar as duas redes com sucesso.

Os técnicos conectaram o Satellite Network (SATNET), uma rede de satélites, à duas outras, em 1977. O nome que deram à conexão entre múltiplas redes foi inter-networking (inter-rede), ou Internet. Outras das primeiras redes de computadores logo foram integradas ao sistema. Entre elas estavam USENET, BITNET, CSNET e NSFNET.

Em 1990, Tim Berners-Lee desenvolveu um sistema projetado para simplificar a navegação na Internet. Com o tempo, esse sistema passou a ser conhecido como World Wide Web. Não foi preciso muito tempo para que algumas pessoas começassem a identificar a Internet e a Web como uma mesma coisa. A Internet é uma interconexão mundial de redes de computadores; a World Wide Web é uma forma de navegar essa imensa rede.

A maior parte dos usuários iniciais da Internet eram funcionários de governos e membros das forças armadas, estudantes de pós-graduação e cientistas da computação. Com o uso da World Wide Web, a Internet se tornou muito mais acessível. Faculdades e universidades logo começaram a se conectar à Internet, e empresas não demoraram a aderir. Por volta de 1994, o uso comercial da Internet já se havia concretizado.

Hoje, a Internet se tornou mais complexa do que no passado. Conecta computadores, satélites, aparelhos móveis e outros dispositivos em uma imensa rede, milhões de vezes mais intrincada do que a ARPANET original. E devemos tudo isso a uma esfera dourada que há muito tempo percorreu suas órbitas muitos quilômetros acima da superfície da Terra.


0 comentários:

Postar um comentário