25 de jan. de 2011

O que é um Narval ?

          O narval (do inglês narwhal, narwal; norueguês e dinamarquês narhval e sueco narval) é um mamífero cetáceo (Monodon monoceros), pertencente à família Monodontidae, que também inclui a beluga. O narval é um cetáceo característico das águas frias em torno do Círculo Polar Ártico.

narval

 


Características e comportamento

          O narval é um cetáceo de grande porte, com 4 a 5 metros de comprimento e cerca de 1,5 toneladas de peso. Tem uma coloração branca e cinza marmórea e é desprovido de barbatana dorsal. O dimorfismo sexual na espécie é bastante pronunciado e manifesta-se no dente incisivo superior esquerdo dos machos, que se encontra enrolado em espiral e que se projeta como um chifre. Este dente é feito de marfim e pode atingir até 3 metros de comprimento, quase de metade do comprimento do animal. A presa do macho do narval é fonte de marfim de valor comercial e constitui um atractivo à caça da espécie. Cerca de um macho em 500 tem duas presas em vez de uma.
          Uma equipe da Universidade de Harvard e do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia dos EUA descobriu que a presa forma um órgão sensorial de tamanho e sensibilidade excepcionais, tornando o apêndice um dos mais notáveis do planeta.
          A descoberta aconteceu quando a equipe passou o material da presa num microscópio eletrônico e descobriu novas sutilezas da anatomia dentária do narval.
          Os close-ups mostraram que 10 milhões de terminações nervosas saem do centro da presa em direção à sua superfície, em contato com o mundo exterior. Os cientistas dizem que os nervos são capazes de detectar mudanças sutis de temperatura, pressão, gradientes de partículas e provavelmente muito mais, dando ao animal uma percepção única.
          Como eles têm o costume de erguer as presas no ar, os cientistas imaginam que elas poderiam servir como estações meteorológicas sofisticadas, permitindo que os bichos farejem mudanças de temperatura e pressão ligadas à chegada de frentes frias e ao congelamento de canais em meio ao gelo.
          Os narvais vivem em pequenos grupos familiares de cerca de 5 a 10 indivíduos, que se reúnem em bandos maiores em zonas costeiras na época do Verão. Nestas alturas estabelece-se uma hierarquização social entre machos, através de lutas que envolvem a presa. Estes animais alimentam-se de bacalhau e outros peixes de águas frias, bem como de cefalópodes. O narval nada com frequência até grandes profundidades em mergulhos que duram até cerca de 15 minutos. A maior profundidade registada foi de 1164 metros e mergulhos até mil metros são comuns.
          A população actual da espécie está estimada em cerca de 50 000 indivíduos.

Caça

          Os narvais foram e continuam a ser caçados por causa das suas presas de marfim. Na Idade Média, a espécie foi explorada pelos vikings que colonizaram a Gronelândia e que faziam do marfim de narval uma das principais exportações da colónia para a Europa. Com o desaparecimento da colónia da Gronelândia, o narval passou a ser caçado apenas pelas tribos de inuit, que continuam com esta prática por métodos artesanais nos dias de hoje. Com a colonização do Canadá e o advento dos navios baleeiros, os narvais passaram a ser caçados em massa. Actualmente, a caça é permitida com restrições.

 

Curiosidades

As presas de narvais capturados nas águas do Ártico circulavam por toda a Europa medieval como prova da existência de unicórnios. Tais presas seriam dotadas de poderes mágicos e curativos.

 

Vídeos

Vídeo em Português que fala um pouco do Narval (aos 2:37 do vídeo):
Outro vídeo, agora da NatGeo sobre o Narval (Inglês):

Fotos

bacanaus-o-que-e-um-narval (1) bacanaus-o-que-e-um-narval (2) Pod of Narwhals bacanaus-o-que-e-um-narval (4) bacanaus-o-que-e-um-narval (5) bacanaus-o-que-e-um-narval (6) bacanaus-o-que-e-um-narval (7) bacanaus-o-que-e-um-narval (8) bacanaus-o-que-e-um-narval (9) bacanaus-o-que-e-um-narval (10) bacanaus-o-que-e-um-narval (11) bacanaus-o-que-e-um-narval (12)
Retirado da Wikipedia
Quer ver o que tem de novo no Bacanaus.com ?
Clique no nosso Banner

2 comentários:

  1. ANIMAIS MAGNIFICOS, DESNECESSARIA A FOTO DO SER HUMANO, TA CERTO Q ELE TEM Q SE ALIMENTAR, MAS MATAR UM ESPECIME RARO COM DOIS DENTES...E PIOR Q PELA CARA DELE, ELE SABIA Q ERA RARO...

    (As presas de narvais capturados nas águas do Ártico circulavam por toda a Europa medieval como prova da existência de unicórnios. Tais presas seriam dotadas de poderes mágicos e curativos. )PUTZ, SANTA IGNORÂNCIA

    ResponderExcluir
  2. Narval é um unicórnio do mar \o/

    hahaha

    ResponderExcluir