- Organize seu itinerário.
Procure criar uma rota que atenda todos os seus compromissos. Concilie sua agenda da melhor forma, evite idas e vindas desnecessárias. Procure caminhos alternativos.
Às vezes é mais vantajoso andar um pouco mais do que ficar no anda-e-pára dos engarrafamentos.
- Controle seu consumo.
Anote a quantidade de combustível abastecida e a quilometragem percorrida.
Use uma planilha (clique) para acompanhamento.
- Partida, ao dar a partida no veículo, principalmente pela manhã, procure fazê-lo sempre pisando no pedal da embreagem.
Em primeiro lugar, no caso de uma "distração" na noite anterior, você pode ter deixado seu carro engrenado, isso vai evitar uma colisão dentro da sua própria garagem.
Em segundo lugar, alivia o esforço do motor de arranque.
Ao dar partida no seu carro, não acelere para esquentar o carro mais rápido. O óleo ainda não circulou pelo motor, o que provocará desgastes nas peças não lubrificadas.
Não se deve aquecer o motor com o carro parado. É melhor começar a andar devagar, ir acelerando progressivamente.
Velocidade, o consumo aumenta muito em velocidades altas, em alguns motores entre 100 e 130 km o consumo aumenta 25%.
A diferença de consumo que se observa entre dois motoristas pode ser de até 15% e a observada entre situações de trânsito diferentes pode chegar até a 20%.
- No transito, mantenha-se o máximo possível nas marchas mais altas sem no entanto forçar o motor e deixa-lo dar trancos.
Ande em velocidade regular, sem grandes freiadas ou acelerações repentinas (que consomem muito combustível).
- Descidas, nunca descer ladeiras em carros com injeção eletrônica em ponto morto.
- Estacionando, nunca acelere antes de desligar a ignição.
- Evite acelerar bruscamente ou de maneira desnecessária.
O mesmo vale para os freios. Respeite o conta-giros. Troque as marchas na rotação indicada. Arrancadas fortes e grandes freiadas é fazer um esforço desnecessário para chegar a uma velocidade que não será aproveitada exigindo logo a seguir outro esforço ainda maior de freiada, é o mais puro desperdício de combustível.
- Tanque não deixe seu carro constantemente com o tanque vazio, pois esse procedimento propicia acúmulo de detritos no tanque, que serão despejados no carburador ou nos bicos injetores do motor.
- Quando chegar à velocidade desejada, alivie aos poucos o acelerador. Utilize o acelerador com suavidade.
- Esqueça aquele velho hábito de acelerar o carro antes de desligá-lo. Você pode danificar o catalisador, o que aumenta a emissão de poluentes e prejudica o desempenho.
- Motor desregulado pode consumir até 60% mais combustível do que o normal. Verifique sempre os filtros de ar e de combustível e efetue as trocas seguindo as recomendações do fabricante.
- Aerodinâmica: dê preferência por andar com as janelas fechadas. A redução da resistência do ar reverte na economia de combustível.
- Cargas, evitar de colocar bagagens sobre o teto, se for a única solução, equilibre a carga para que seja a menos volumosa possível.
Não esquecer cargas inúteis dentro do veiculo (evite o aumento de peso desnecessário).
- Não carregue mais peso do que a capacidade de seu carro.
O consumo será maior e irá acarretar um desgaste da suspensão, dos freios e dos pneus. Cada 50kg a mais equivalem a 1% de aumento no consumo.
- Retire o bagageiro quando não for usá-lo. A resistência produzida por eles aumenta o consumo.
Fonte: Petrobras
0 comentários:
Postar um comentário